domingo, 2 de setembro de 2007

Orçamento


Uma preocupação permanente minha é quanto a orçamento. Levamos uma vida muito boa e tranquila em termos financeiros aqui no Brasil e fico imaginando como será por lá.

Estou me preparando para ficar 6 meses procurando emprego no Canadá. A idéia é conseguir algo em Toronto por ser a capital financeira do país, mas estou pronto para morar em qualquer parte, pelo menos temporariamente.

Tenho 8 anos de experiência profissional sempre trabalhando em multinacionais e consegui chegar a um cargo de gerência. Lendo a experiência de outros já estou preparado a assumir uma função hierarquicamente mais baixa no Canadá, mas isso não me incomoda. Na área onde espero atuar tenho visto, através de pesquisa, que a média salarial pode estar entre C$ 60 mil a C$ 90 mil por ano (brutos, antes dos impostos). Pelos meus cálculos, descontando impostos federal e da província mais seguro desemprego e contribuição para o INSS de lá, teria de viver com cerca de C$ 3,5 mil a C$ 5 mil. Acredito que o mais provável seja um salário líquido mensal de C$ 4 mil.

Isto é muito ou pouco? Bem, aqui no Brasil consigo viver em um excelente apartamento (não pago aluguel), escola para minha filha, empregada, 2 carros, tv a cabo, celulares, academia para todos, etc. e ainda economizar cerca de 20% do salário mensal (também porque invisto na Bolsa).

Por lá, montei meu orçamento mensal com base em mais de 2 anos de estudo e também com o orçamento apresentado no site Settlement.org. Estimo minhas despesas (família de 3, sem o seguro de carro que deve sair uns C$ 250 a C$ 300 por mês) a seguir, todos os valores por mês:

Aluguel (2 ou 3 quartos) pensamos em North York, Scarborough, Mississauga - C$ 1500
Supermercado - C$ 500
Combustível - C$ 200
Utilidades (Luz, TV a Cabo, Celulares, Internet) - C$ 220
Transporte Público - C$ 180
Outras (Academia, Farmácia, Roupas, etc.) - C$ 500
Total - C$ 3095
Economia (fora investimentos) - C$ 900

Isto representa cerca de 23% do salário líquido. Tirando outras despesas e receitas como a Bolsa já que continuarei aplicando em ADRs brasileiros e empresas canadenses e americanas, acho que poderemos economizar cerca de 20% do salário líquido mensalmente. Caso sejamos os dois trabalhando em casa nossa receita aumentará bem, mas teremos então despesa com Child Care.

Enfim, estes são meus estudos até o momento. Não sei quão distantes estão da realidade, mas procuro sempre atualizá-los.

sábado, 1 de setembro de 2007

Mais Números


Como já mencionado, gosto bastante de estatísticas. Não tomo decisões, principalmente uma tão relevante quanto mudar de país e radicalmente de vida somente baseado nelas, mas as uso para poder fazer comparações principalmente, neste caso, entre o modelo que acredito e aquele que considero superado.


Acredito que o Brasil é um país que crescerá fortemente nos próximos anos, a economia deverá passar de cerca de US$ 1,5 trilhão (em PPP) para uns US$ 6 trilhões nos próximos 40 anos. Creio que o mercado imobiliário se fortalecerá muito por aqui e que a renda per capita será multiplicada pelo menos em 3 vezes.


No entanto, estou cansado de uma carga tributária de nível de primeiro mundo sem qualquer contrapartida. Vejo que por aqui ainda se discutem temas que o mundo inteiro já percebeu serem parte do caminho correto, como a redução do Estado e as privatizações. Temos uma constituição ruim que engessa o país e isto demorará a mudar. Temos privilégios dos quais alguns não abrem mão em detrimento de toda a sociedade. Tudo isso sem falar em taxas absurdas de violência e uma população que não consegue se mobilizar de fato.


Enfim, procuro o Canadá pois vejo a curto e médio prazo mais oportunidades para mim, minha esposa e principalmente minha filha. Não procuro o paraíso e não acho o Brasil tão horrível assim, mas tenho convicção que lá teremos mais qualidade de vida.


Algumas comparações que para mim são importantes:


Ease of Doing Business Index (Índice de Facilidade Para Fazer Negócios) do Banco Mundial:

Brasil - 121o lugar / Canadá - 4o lugar (Reflete a enorme e burra burocracia deste país em deixar empreender).



Brasil - 27 / Canadá - 2 (Sem comentários, aqui mata-se e fica-se impune).


Índice de Desenvolvimento Humano da ONU - mede expectativa de vida, alfabetização, qualidade de vida

Brasil - 69o lugar / Canadá - 6o lugar (O Brasil tem melhorado, mas ainda assim estamos longe do primeiro mundo, continuamos desperdiçando recursos pelo ralo e não permitindo que as pessoas empreendam. Somos o país da bolsa-esmola).


Índice de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional - onde dez seria uma população e empresas que não vêem corrupção em seu dia a dia, zero seria um ambiente de corrupção total:

Brasil - 70o lugar Índice 3,3/ Canadá - 14o lugar Índice 8,5 (Mais uma vez sem comentários, minha convicção é de que somos um povo corrupto, não adianta apenas culpar os políticos, é parte de nossa cultura. E fica clara a correlação entre corrupção e desenvolvimento).