sábado, 1 de setembro de 2007

Mais Números


Como já mencionado, gosto bastante de estatísticas. Não tomo decisões, principalmente uma tão relevante quanto mudar de país e radicalmente de vida somente baseado nelas, mas as uso para poder fazer comparações principalmente, neste caso, entre o modelo que acredito e aquele que considero superado.


Acredito que o Brasil é um país que crescerá fortemente nos próximos anos, a economia deverá passar de cerca de US$ 1,5 trilhão (em PPP) para uns US$ 6 trilhões nos próximos 40 anos. Creio que o mercado imobiliário se fortalecerá muito por aqui e que a renda per capita será multiplicada pelo menos em 3 vezes.


No entanto, estou cansado de uma carga tributária de nível de primeiro mundo sem qualquer contrapartida. Vejo que por aqui ainda se discutem temas que o mundo inteiro já percebeu serem parte do caminho correto, como a redução do Estado e as privatizações. Temos uma constituição ruim que engessa o país e isto demorará a mudar. Temos privilégios dos quais alguns não abrem mão em detrimento de toda a sociedade. Tudo isso sem falar em taxas absurdas de violência e uma população que não consegue se mobilizar de fato.


Enfim, procuro o Canadá pois vejo a curto e médio prazo mais oportunidades para mim, minha esposa e principalmente minha filha. Não procuro o paraíso e não acho o Brasil tão horrível assim, mas tenho convicção que lá teremos mais qualidade de vida.


Algumas comparações que para mim são importantes:


Ease of Doing Business Index (Índice de Facilidade Para Fazer Negócios) do Banco Mundial:

Brasil - 121o lugar / Canadá - 4o lugar (Reflete a enorme e burra burocracia deste país em deixar empreender).



Brasil - 27 / Canadá - 2 (Sem comentários, aqui mata-se e fica-se impune).


Índice de Desenvolvimento Humano da ONU - mede expectativa de vida, alfabetização, qualidade de vida

Brasil - 69o lugar / Canadá - 6o lugar (O Brasil tem melhorado, mas ainda assim estamos longe do primeiro mundo, continuamos desperdiçando recursos pelo ralo e não permitindo que as pessoas empreendam. Somos o país da bolsa-esmola).


Índice de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional - onde dez seria uma população e empresas que não vêem corrupção em seu dia a dia, zero seria um ambiente de corrupção total:

Brasil - 70o lugar Índice 3,3/ Canadá - 14o lugar Índice 8,5 (Mais uma vez sem comentários, minha convicção é de que somos um povo corrupto, não adianta apenas culpar os políticos, é parte de nossa cultura. E fica clara a correlação entre corrupção e desenvolvimento).

Nenhum comentário: