domingo, 2 de setembro de 2007

Orçamento


Uma preocupação permanente minha é quanto a orçamento. Levamos uma vida muito boa e tranquila em termos financeiros aqui no Brasil e fico imaginando como será por lá.

Estou me preparando para ficar 6 meses procurando emprego no Canadá. A idéia é conseguir algo em Toronto por ser a capital financeira do país, mas estou pronto para morar em qualquer parte, pelo menos temporariamente.

Tenho 8 anos de experiência profissional sempre trabalhando em multinacionais e consegui chegar a um cargo de gerência. Lendo a experiência de outros já estou preparado a assumir uma função hierarquicamente mais baixa no Canadá, mas isso não me incomoda. Na área onde espero atuar tenho visto, através de pesquisa, que a média salarial pode estar entre C$ 60 mil a C$ 90 mil por ano (brutos, antes dos impostos). Pelos meus cálculos, descontando impostos federal e da província mais seguro desemprego e contribuição para o INSS de lá, teria de viver com cerca de C$ 3,5 mil a C$ 5 mil. Acredito que o mais provável seja um salário líquido mensal de C$ 4 mil.

Isto é muito ou pouco? Bem, aqui no Brasil consigo viver em um excelente apartamento (não pago aluguel), escola para minha filha, empregada, 2 carros, tv a cabo, celulares, academia para todos, etc. e ainda economizar cerca de 20% do salário mensal (também porque invisto na Bolsa).

Por lá, montei meu orçamento mensal com base em mais de 2 anos de estudo e também com o orçamento apresentado no site Settlement.org. Estimo minhas despesas (família de 3, sem o seguro de carro que deve sair uns C$ 250 a C$ 300 por mês) a seguir, todos os valores por mês:

Aluguel (2 ou 3 quartos) pensamos em North York, Scarborough, Mississauga - C$ 1500
Supermercado - C$ 500
Combustível - C$ 200
Utilidades (Luz, TV a Cabo, Celulares, Internet) - C$ 220
Transporte Público - C$ 180
Outras (Academia, Farmácia, Roupas, etc.) - C$ 500
Total - C$ 3095
Economia (fora investimentos) - C$ 900

Isto representa cerca de 23% do salário líquido. Tirando outras despesas e receitas como a Bolsa já que continuarei aplicando em ADRs brasileiros e empresas canadenses e americanas, acho que poderemos economizar cerca de 20% do salário líquido mensalmente. Caso sejamos os dois trabalhando em casa nossa receita aumentará bem, mas teremos então despesa com Child Care.

Enfim, estes são meus estudos até o momento. Não sei quão distantes estão da realidade, mas procuro sempre atualizá-los.

5 comentários:

Carol, Ênio e Leila disse...

Pois é, nós também estamos pensando muito nos nossos primeiros meses no Canadá. Enquanto o emprego não aparecer, vamos cortar tudo. Eu devo ter mais dificuldade de conseguir um bom emprego que o meu marido, em compensação, estou aberta para pegar qualquer tipo de bico. Não há planejamento que se sobreponha à realidade. rs Só estando lá para ver como as coisas vão se encaminhar.

Um abraço e boa sorte,
Carol

Cecilia Brandao disse...

Oi Gabriele e André,

Obg pelo comentário lá no blog.

Quanto ao post de vocês, queria comentar o seguinte: Também somos uma família composta por 3 pessoas. No mercado, gastamos cerca de 700 a 800 dolares/mes. É claro que esse valor depende muito dos costumes de cada familia. Aqui em casa comemos muitos frios, muita carne e frutas e essas coisas são de excelente qualidade, porém mais caras. Faltou você incluir o custo mensal com o sistema de saúde, que não é 100% gratuito - coloquem ai mais 85 dólares mês. Vocês também ter que pensar no seguinte: Se morarem em Mississauga, terão um custo maior com gasolina se o trabalho for em Toronto e talvez até seja necessário ter 2 carros. Os carros são bem mais baratos do que no Brasil. O que pega um pouco é o seguro, por isso não esqueçam de pedir cartas às seguradoras de vocês, atestando que não usaram o sinistro. Em duas seguradoras, informaram-nos que tais cartas não faziam diferença, mas nossa agente conseguiu reduZir em quase 50% o custo do seguro e também fizemos da casa junto, obtendo um desconto de 15% no preço do seguro do carro.

Aqui em Calgary ninguém fica sem emprego. Pode demorar um pouquinho mais para se conseguir na área, dependendo de qual seja, mas todos os brasileiros que conheço, blogueiros e não blogueiros, conseguiram uma rápida colocação...

Boa sorte a vocês e abraços!

Carol, Ênio e Leila disse...

Oi Gabriele,
só vi o seu comentário agora. A página que deve ser assinada é a
4ª página do formulário IMM 0008 Schedule 1 temos um trecho que diz:
"DO NOT COMPLETE THE FOLLOWING SECTION NOW. YOU MAYBE BE ASKED...."

Um abraço,
Carol

Anônimo disse...

Ola, Andre

Estou achando esse valor dos alugueis que vc esta estimando um pouco baixo. Nos pagamos 1200 dol em um quarto, e sei que em North York eMississauga a situacao eh mais ou menos a mesma. Tb nao recomendo Scarbourough, parece ser uma regiao um pouco violenta.

Abracos e Boa sorte!!!

;)
Conexao Toronto

Anônimo disse...

Quando vejo esses cálculos de gastos e mais gastos da um medo...
Estamos no mesmo barco, e estamos add vcs.Essa semana mandaremos a documentação.